Tipos de atividades

A plataforma CampLearning oferece diferentes tipos de atividades, que podem ser combinadas para criar módulos de aprendizagem mais ricos e dinâmicos. Na hora de montar um curso, você poderá incluir diferentes tipos de atividades, sendo elas:

1. Aula (Blocos de conteúdo)

Permite criar uma aula estruturada em diferentes blocos personalizáveis:

  • Texto: explicações, conceitos, instruções.

  • Imagem: ilustrações, gráficos e exemplos visuais.

  • Vídeo (embed): inserção de links do YouTube, Vimeo, etc.

  • Link: direcionamento para materiais externos.

  • Questionário: perguntas interativas dentro da aula.

  • Anexos: arquivos para download (PDF, Word, Excel, imagens).

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Aula (Blocos de conteúdo)".

  2. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  1. Na tela de montagem, selecione o tipo de bloco que deseja inserir. Você será direcionado para o cadastro da atividade. Lembre-se de Salvar para registrar.

Dentro da Aula, você pode incluir quantos blocos de conteúdo desejar.

  1. Após finalizar o cadastro dos blocos, clique em Publicar, para deixar a atividade visível para os alunos.


2. Videoaula

Permite subir um vídeo e incluir recursos adicionais, como slides sincronizados, tópicos e legendas.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Videoaula".

  1. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  2. Na tela de montagem, adicione o vídeo que deseja inserir. Clicando no + ao lado de cada item - Tópicos, Slides e Legendas - é possível adicionar também esses arquivos para complementar o vídeo.

  1. Após incluir o itens que desejar, clique em Publicar para que a atividade apareça para os alunos.


3. Slideaula (Apresentação)

Permite criar apresentações em formato de slides, semelhantes ao PowerPoint.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Slideaula (Apresentação)".

  1. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  2. Clique em “Adicionar arquivos” e envie as imagens (JPG ou PNG).

  1. Após incluir todas as imagens que compõe o slide, você pode alterar a ordem das imagens, ao clicar e arrastá-las.

  1. Clique em Publicar para que a atividade apareça para os alunos.


4. EmbedAula

Permite incorporar conteúdos externos, como vídeos, apresentações, PDFs, textos que estejam em links.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "EmbedAula (Incorporar)”.

  1. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  2. Cole o link do conteúdo e clique em "Enviar url".

  1. Selecione Publicar para que a atividade fique pública para alunos.


5. Fóruns

Crie espaços de discussão entre alunos e professores.

  • Fórum aberto: todos os alunos podem interagir.

  • Fórum privado: cada aluno vê apenas suas próprias interações.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Fóruns”.

  2. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório.

  • De forma opcional, você pode escolher:

    • Se deseja tornar o fórum privado;

    • Se deseja que a participação seja optativa;

  1. Clique em “Salvar e pronto! O Fórum foi criado com sucesso.

Se ele estiver vinculado a um módulo, aparecerá automaticamente dentro das atividades desse módulo, conforme mostrado na imagem abaixo.


6. Avaliação

Permite criar testes personalizados com diferentes tipos de questões.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Avaliações”.

  1. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório.

    • De forma opcional, você pode escolher:

      • Um tempo máximo para realizar a avaliação;

      • Uma nota mínima (em porcentagem);

      • Se deseja excluir a avaliação da média;

      • Se deseja notificar o professor (a) quando o aluno realizar a avaliação;

      • Mudar a escala de notas de 0 a 10 para 0 a 100;

      • Não exibir a nota para o aluno;

      • Não exibir o gabarito das questões antes de uma data definida;

  2. Clique em “Salvar” e você será direcionado para a tela de montagem. Clique em “Adicionar nova questão” e escolha o tipo desejado.

Tipos de questões disponíveis:

  • Única escolha

  • Múltipla escolha

  • Texto exato

  • Verdadeiro/Falso

  • Mix - Misturar palavras

  • Cloze - Preencher lacunas

  • Dissertativa - com ou sem anexo

  • Match - arrastar e soltar

  1. Insira as informações pertinentes a pergunta que deseja incluir e clique em Salvar.

  1. Insira quantas questões forem necessárias e depois clique em Publicar, para liberar para os alunos.

  • Será possível ver uma prévia (Preview) de como as questões estão organizadas.


7. Simulados

Os Simulados permitem criar avaliações completas com diferentes tipos de questões, ideais para testar o conhecimento dos alunos em um formato próximo ao de provas reais.

Eles podem ser utilizados para prática, preparação para certificações ou avaliações internas.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Simulados".

  2. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório.

  • De forma opcional, você pode escolher:

    • Um tempo máximo para realizar o simulado;

    • Se deseja permitir respostas em branco;

    • Se deseja exibir ranking aos alunos;

    • Se deseja permitir exibição de comentários;

    • Decidir o valor de cada ponto acertado ou errado e a escala;

  1. Clique em “Salvar”. Assim como em Avaliações, você será direcionado para a tela de montagem, na qual irá cadastrar as questões. Para isso, clique em "Adicionar nova questão" e escolha o tipo desejado.

Tipos de questões disponíveis:

  • Única escolha

  • Múltipla escolha

  • Verdadeiro/Falso

  1. Siga o mesmo procedimento apresentado no passo a passo de Avaliações. Ao finalizar, lembre-se de clicar em Publicar para que o simulado fique visível e acessível aos alunos.


8. Enquetes/Feedback

As Enquetes/Feedback são atividades rápidas que permitem coletar opiniões, percepções ou sugestões dos alunos sobre um curso, módulo ou atividade específica.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Enquete/Feedback".

  2. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  • De forma opcional, você pode escolher:

    • Se deseja tornar a enquete como parte da grade de atividade;

    • Se deseja notificar o professor quando o aluno responder;

  1. Assim como em Avaliações e Simulados, na tela de montagem você poderá cadastrar as questões que desejar.

Tipos de questões disponíveis:

  • Múltipla escolha

  • Dissertativa

  1. Siga o mesmo procedimento apresentado no passo a passo de Avaliações. Ao finalizar, lembre-se de clicar em Publicar para que a enquete/feedback apareça aos alunos.


9. Audioaula

As Audioaulas permitem disponibilizar conteúdos em formato de áudio, oferecendo flexibilidade para que os alunos aprendam enquanto realizam outras atividades do dia a dia.

Como criar:

  1. Dentro do gerenciamento do curso, clique em “+ Criar nova atividade” > "Audioaula".

  2. Preencha os campos da atividade que desejar - apenas o título é obrigatório e clique em “Salvar”.

  1. Clique em "+ Adicionar arquivo" e inclua os áudios desejados. Após incluí-los, clique em Publicar para que a atividade apareça para os alunos.


10. PDF

O recurso de PDF possibilita disponibilizar documentos diretamente dentro do curso, garantindo acesso rápido a materiais de apoio, apostilas, guias ou leituras complementares. O arquivo pode ser aberto na própria plataforma, permitindo que o aluno estude sem precisar sair do ambiente de aprendizagem.

Você pode ver como criar uma atividade utilizando PDF aqui.

Last updated