Tipos de usuários

A plataforma CampLearning permite que diferentes tipos de usuários tenham acessos distintos, de acordo com suas funções. Isso garante segurança, organização e controle sobre o que cada pessoa pode visualizar ou editar.


Tipos de Usuários

Tipo de Usuário
Função Principal

Administrador

Controle total da plataforma

Coordenador (Responsável pelo Curso)

Gestão e coordenação de cursos específicos

Professor

Criação e gerenciamento de atividades dentro de cursos

Professor Colaborador (Monitor)

Apoio ao professor responsável, com acesso limitado

Aluno

Acesso e participação nos cursos liberados

Veja abaixo a descrição das permissões de cada um deles.


Administrador

O Administrador tem acesso total a todas as funcionalidades da plataforma.

Pode:

  • Criar, editar e excluir cursos

  • Gerenciar todos os usuários

  • Acessar relatórios de todos os cursos

  • Configurar loja, certificados e integrações

  • Criar e editar permissões personalizadas


Coordenador (ou Responsável pelo Curso)

É o usuário vinculado diretamente a um curso como responsável.

Pode:

  • Criar e montar o conteúdo das aulas

  • Coordenar os cursos sob sua responsabilidade

  • Editar atividades

  • Indicar professores para atividades

  • Acompanhar o progresso dos alunos

Importante: o coordenador só tem acesso aos cursos em que está vinculado.


Professor Responsável

É o usuário vinculado a uma ou mais atividades dentro de um curso.

Pode:

  • Acessar os cursos nos quais foi indicado

  • Criar, editar e excluir atividades e conteúdos

  • Acompanhar relatórios de andamento dos alunos

Importante: o professor só tem acesso às atividades em que foi vinculado.


Professor Colaborador (Monitor)

É o usuário vinculado como apoio em uma atividade ou turma.

Pode:

  • Visualizar a grade de atividades da turma

  • Acompanhar o conteúdo das aulas

Não pode:

  • Editar atividades

  • Acessar relatórios


Aluno

É o usuário que participa dos cursos.

Pode:

  • Acessar o ambiente virtual

  • Visualizar e realizar atividades liberadas

  • Participar de fóruns e interações

  • Receber certificados (quando configurado)


Permissões Personalizadas

Além dos perfis padrão, é possível criar permissões específicas para usuários com funções únicas, como gestores, revisores ou supervisores.

Exemplos de permissões personalizadas:

  • Acesso apenas à aba de relatórios

  • Visualização de cursos sem permissão de edição

  • Criação de usuários sem acesso aos cursos

Para configurar, siga o passo a passo abaixo:

  1. No Menu Principal, acesse Usuários e clique em Editar, próximo a pessoa que deseja conceder permissões.

  1. Na página de edição do usuário, vá para a aba Editar Permissões.

  1. Selecione as permissões que deseja conceder. As permissões estão divididas em seções de gerenciamento, conforme as áreas de atuação:

  • Administrador;

    • Diferente das outras opções, para tornar um usuário Administrador, basta clicar no botão "Salvar como Administrador" e depois Confirmar.

Para conceder permissões específicas, basta clicar na caixa de seleção correspondente às funcionalidades que deseja liberar para o usuário.

As opções disponíveis são:

  • Gerenciamento de Cursos Online;

  • Gerenciamento de Avaliação de Conteúdos (NPS/CSAT);

  • Gerenciamento de Relatório de Progresso;

  • Gerenciamento de Trilhas de Cursos;

  • Gerenciamento de Matrículas Online;

  • Gerenciamento de Treinamentos Presenciais;

  • Gerenciamento de Usuários;

  • Gerenciamento Financeiro;

  • Gerenciamento de Campos Customizáveis;

  • Gerenciamento de Opções Gerais;

  • Permissão para ser Coordenador/Professor/Monitor de Curso;

  1. Após conceder as permissões desejadas, clique em Salvar, para gravá-las.


Como vincular Coordenador/Professor a um curso

Passo a passo:

  1. No Menu Principal, selecione Cursos EAD > Cursos ativos; Filtre o curso que deseja ou vá até a listagem de cursos;

  2. No curso selecionado, clique em Ações > Informações do Curso.

  1. Na edição do curso:

  • Para Professor: selecione o usuário desejado no campo "Professores relacionados com o curso".

  • Para Coordenador: selecione o usuário desejado no campo “Coordenador (a)/Professor (a) do curso".

  1. Lembre-se de Salvar, no fim da página, para gravar as alterações feitas.


Como vincular um Monitor a uma atividade

Passo a passo:

  1. No Menu Principal, selecione Cursos EAD > Cursos ativos; Filtre o curso que deseja ou vá até a listagem de cursos;

  2. No curso selecionado, clique em Ações > Gerenciar atividades.

  1. Na atividade que deseja incluir um monitor, clique em Informações.

  1. Na edição da atividade, selecione o usuário desejado no campo "Professor (a) colaborador (a)".

  1. Lembre-se de Salvar, no fim da página, para gravar as alterações feitas.

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